post destaque,

Conheça os ingredientes que prejudicam a saúde do seu cabelo

terça-feira, janeiro 24, 2023 Ana Carolina Domingues 4 Comentários


Com o passar dos anos, a indústria de cosméticos capilares vem intensificando sua preocupação em oferecer produtos cada vez mais naturais. Diversos conservantes e ingredientes estão saindo das fórmulas por serem prejudiciais à saúde e por não serem realmente eficientes no tratamento capilar.

Nos dias de hoje é comum observar rótulos de produtos com os termos: livre de sulfato, livre de parabenos e petrolato. O ideal é apostar em marcas que se preocupam em oferecer produtos sem esses ingredientes, como a Lacan Cosméticos, Naturiquè e Vitiss Cosméticos. Além dessas opções, tem a Cia da Natureza que conta com um portfólio completo de itens para o público infantil. Mas, afinal, qual o real significado por trás do uso desses componentes, o que eles podem causar?

Os parabenos são conservantes fabricados em laboratórios que possuem ação antibacteriana, antimicrobiana e antifúngica, impedindo a proliferação de micro-organismos. Em alguns países esse componente é proibido por causar irritabilidade e alergias. De acordo com a ANVISA, os produtos comercializados em solo brasileiro apresentam quantidade dentro ou abaixo dos limites estabelecidos.

Conhecido como o lauril sulfato de sódio, o sulfato é um ingrediente comum em shampoos por ser um detergente que promove espuma e limpeza dos fios. Porém, seu efeito pode ser agressivo, ou seja, além de remover a sujeira dos fios e do couro cabeludo, o sulfato pode causar o ressecamento e a perda da oleosidade natural da fibra capilar. 

Já o petrolato é um subproduto do petróleo, utilizado na produção de máscaras, condicionadores, loções e hidratantes, que, se aplicado em excesso, pode causar obstrução das camadas cuticulares. Ou seja, maquiando o efeito dos produtos e impedindo que eles penetrem nas camadas profundas dos fios.

Para identificar esses ingredientes nos produtos, é preciso ler com atenção o rótulo das embalagens.


SV Assessoria em Comunicação

Leia também

4 comentários:

  1. Ótimo artigo! Conteúdo rico em informações interessantes e úteis. Obrigado por compartilhar.

    Meu Blog

    ResponderExcluir
  2. Post super importante, vou ficar mais atenta nas composições dos produtos que compro para passar!


    www.minutodabeleza.com
    www.blogminutodabeleza.com

    ResponderExcluir