cabelo,

6 dicas para cuidar dos cabelos durante o inverno

sexta-feira, julho 08, 2022 Ana Carolina Domingues 35 Comentários




Chegou a estação mais fria do ano e nesta época é comum redobrar os cuidados com a pele, mas não podemos esquecer dos cabelos, assim como a pele fica mais ressecada e os lábios rachados, com os cabelos acontece a mesma coisa, e ficam mais ressecados e frágeis. Temperaturas baixas são severas com todos os tipos e texturas de cabelos, os ventos frios podem ressecar o couro cabeludo e o cabelo pode quebrar mais facilmente, além de ficar seco, opaco e sem vida.

Como o inverno pode danificar os fios?


Já reparou que, quando está muito frio, o cabelo fica com mais frizz? Isso não é coisa da sua cabeça, o cabelo realmente muda no inverno. Nessa época tem pouca umidade no ar, então os elétrons se movimentam mais lentamente, dessa forma, as pessoas acumulam grande carga estática, o que deixa os fios arrepiados. Além disso, os fios ficam mais frágeis, ressecados e quebradiços, por conta do vento gelado, da água quente e do uso constante do secador.

Como cuidar dos cabelos durante o inverno


Muita coisa influencia na saúde capilar, mas calma, que tudo pode ser revertido com cuidados simples adicionados ao cotidiano, confira como cuidar bem do cabelo na estação mais fria do ano.

1 - Mantenha a frequência de lavagem

Um erro que algumas pessoas cometem nos dias mais frios é de não lavar os cabelos constantemente. Deixar os fios sujos acumula oleosidade na raiz dos fios e entope os bulbos capilares, causando irritação e coceira, o que contribui para que ele caia mais facilmente, e fique cada vez menos saudável. Se for difícil lavar o cabelo todos os dias, procure fazer a higienização dia sim, dia não, ou pelo menos lavar a cada dois dias.

2 - Evite água quente

Um banho quentinho no inverno é reconfortante, mas a água quente abre as cutículas dos fios, o que consequentemente causa a quebra, que leva ao frizz. Banhos escaldantes podem até resultar na descamação do couro cabeludo, e ressecar o cabelo, pois remove a oleosidade natural e umidade dos fios. O mais indicado é lavar os cabelos com água morna e, – aqui vai uma dica de ouro: alterne a temperatura da água para o corpo e para cabelo, e faça um último enxágue com água fria nas pontas a fim de selar as cutículas do cabelo.

3 - Escolha shampoo e condicionador especiais para a estação

Durante o inverno é comum gerarmos mais oleosidades nas raiz (por falta de lavagem ou por usar água muito quente), ficando com a raiz oleosa e pontas secas, o que chamamos de cabelo misto, por isso é importante usar produtos específicos nessa época. A minha recomendação é a Linha Maçã Verde da LCS Hair Care, que é feita com ingredientes naturais que proporcionam saúde e bem estar para quem os usam e não geram descarte de resíduos no meio ambiente, respeitando sempre o nosso planeta.

15% de desconto comprando na Slow Beauty com o cupom: ANINHACAROLINA15

O Shampoo de Maçã Verde LCS é inteiramente produzido com matéria prima de qualidade e tem pH balanceado, sendo ideal para cabelos com pontas secas e oleosidade na raiz, seu uso não deixa resíduos no couro cabeludo e não tem sais que prejudicam a saúde capilar. Limpeza profunda do couro cabelo deixando a sensação de frescor da maça verde.
Modo de Usar: Dilua duas partes de shampoo e água em um recipiente. Misture e aplique no couro cabeludo. Com as pontas dos dedos, massageie suavemente até formar espuma. Na primeira lavagem, é natural a ausência de espuma. Repita o processo e, em seguida, enxágue bem.
Composição: Aqua, Sodium Laureth Sulfate, Cocamidopropyl Betaine, Cocamide DEA, Dehydroacetic Acid, Benzoic Acid, Benzyl Alcohol, Parfum, Glycol Distearate, Pyrus Malus Fruit Extract, Glycerin,Sodium Chloride, Sodium gluconate.

Condicionador de Maçã Verde LCS é composto por ingredientes naturais que condicionam e fecham as cutículas dos fios, hidratam e nutrem. Sua fórmula contém extrato vegetal, Panthenol e vitamina E, que proporciona maciez e brilho.
Modo de Usar: Após o uso do Shampoo ou da Máscara Máscara LCS, dilua o Condicionador 1:1 e aplique no comprimento do cabelo.
Composição: Aqua, Tocopherol, Cetearyl alcohol, Panthenol, Citric acid, Behentrimonium methosulfate, Cetrimonium chloride, Glycerin, Phenoxyethanol, Parfum, Amomedhicone, Pyrus mauls fruit extract, Laureth-9, Tridecheth-12, Ceteareth-20 and Disodium edta.

4 - Faça hidratações pelo menos uma vez por semana

Pelo menos uma vez por semana, tente reservar um tempo para fazer uma hidratação profunda com máscara capilar. Entre as muitas opções de máscaras, fique longe das fórmulas que possuem parabenos em sua composição, que ao invés de ajudar, atrapalha a produção de lipídeos naturais, ressecando os fios e diminuindo o brilho.

5 - Não saia com o cabelo molhado

Ás vezes, sai um solzinho mesmo nos dias frios, e dá até vontade de deixar os fios secarem naturalmente Mas mesmo que tenha sol, a temperatura está mais baixa e a evaporação é menor, deixando o couro cabeludo úmido por mais tempo. Essa situação favorece o surgimento de caspa e seborreia, além de deixar os fios mais fragilizados.




6 - Controle o uso do secador 

É importante secar bem os cabelos antes de sair, só que os secadores não são uma boa opção. O ideal é deixar os cabelos secarem naturalmente, tirando o excesso de água com a toalha de microfibra em movimentos suaves (e não esfregando) para absorver a maior parte da umidade. Se for usar secador, mantenha uma distância de aproximadamente 30cm da cabeça, sempre na temperatura morna. Um truque para evitar a tração da escova e secador, é secar a raiz 100% e o comprimento 90%, aplicar um finalizador e prender em um coque no topo por 20 min.

Como recuperar o cabelo danificado pelo inverno


É possível, mas é difícil recuperar um cabelo danificado, por isso, é melhor prevenir do que remediar, e manter os cuidados citados vai ajudar muito na prevenção. Caso o cabelo já esteja danificado, aumente a frequência de hidratação profunda, utilizando a máscara capilar por 3 vezes na semana.

Máscara de Tratamento Maçã Verde LCS é uma grande aliada na recuperação dos fios, ajudando a nutrir as pontas ressecadas dos cabelos que estão com dificuldade de receber os nutrientes devido a raiz mais oleosa. Sua fórmula foi especialmente desenvolvida para permitir o uso de 2 a 3 vezes na semana, revelando resultado surpreendentes. Com Panthenol e Vitamina E, que proporcionam maciez e brilho aos cabelos, além de devolver importantes nutrientes para a massa capilar, e com ingredientes naturais como o extrato de maçã verde, preserva a saúde do dos fios.
Modo de Usar: Após o uso do shampoo Maçã Verde LCS, com o cabelo ainda úmido, aplique a máscara mecha a mecha e deixe agir por 5 minutos. Enxágue totalmente e aplique o condicionador Maçã Verde LCS para fechar as cutículas dos fios.
Composição: Aqua, Tocopherol, Cetearyl alcohol, Cetrimonium chloride, Glycerin, Phenoxyethanol, Panthenol, Hydroxypropil starch phosphate, Parfum, Amomedhicone, Pyrus mauls fruit extract, Laureth-9, Tridecheth-12, Ceteareth-20 and Disodium edta.

Leia também

35 comentários:

  1. ótimas dicas. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Amei as suas dicas e acrescento, antes de usar secador aplicar um protetor térmico para não danificar os fios.
    big beijos

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Ana. Obrigado pelas dicas maravilhosas. Servem tanto para homens e mulheres. Bom início de semana.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11.7.22

    Oie ! Dicas interessantes, nunca fui de reparar meus cabelos nessa época, mas realmente o frizz aparece, e não sabia que existiam linhas específicas para o inverno, adorei ♡

    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas! Preciso seguir algumas delas porque meus cabelos tem estado horríveis.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12.7.22

    Adorei o post, ótimas dicas!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  7. Anônimo12.7.22

    Oi,
    São muito boas as suas dicas, mas nós cá em Portugal estamos no Verão!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  8. Suas dicas bastante valiosas, no inverno precisamos cuidar dos cabelos mesmo bjs.
    https://www.lucimarmoreira.com/




    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Vou guardar as dicas.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  11. peco bastante na hora de não usar água muito quente haha
    arrasou nas dicas, amei

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas, cada estação pede um cuidado específico com os fios.

    ResponderExcluir
  13. Ótimas dicas!! Eu sofro bastante no inverno, tanto meus cabelos quanto minha pele ressecam muito. Mas fazer hidratação também é bem complicado porque onde eu moro faz realmente muito frio, então só uso aquelas ampolas de 3 minutos quando o frio não está muito intenso.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Ana Carolina.
    Eu sempre achei que os frizz eram por causa da umidade e não o contrário hehe. Eu confesso que tomo banho em água muito quente. Sei que estou errada, mas não consigo evitar hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Confesso que no inverno o secador bomba aqui. bjs

    ResponderExcluir
  16. Great post:) Have a nice day :)

    ResponderExcluir
  17. Que ótimas dicas. Eu preciso me policiar para não exagerar na temperatura da água.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  18. Preciso cuidar mais dos meus cabelos eu uso muito secador e chapinha, amei as tuas dicas!
    Beijos ♥
    http://www.silalmeida.com/

    ResponderExcluir
  19. Ótimas dicas.
    Lavei um dia com água morna, pra nunca mais nesse inverno porque olha fiquei com caspa no dia seguinte. kkk E eu tenho alergia a banho quente então já viu, fiquei fungando depois.
    Beijos!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  20. O pior é conseguir não usar água quente no inverno... não consigo hehehe.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  21. These suggestions are fantastic. It is always important to take good care of your hair, especially when the weather changes. Just came across your blog and it is wonderful! Following!
    the creation of beauty is art.

    ResponderExcluir
  22. Thanks for the tips :)

    Shoot for the stars | ☆ ☆ ☆ | Facebook page | ☆ ☆ ☆ | Instagram

    ResponderExcluir
  23. Oi Ana, tudo bem?
    Os dermatologistas me odeiam, mas uso água quente até no verão hahaha!
    E também tenho costume de sair com cabelo molhado.
    Mas as outras dicas eu sigo! :P
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  24. Amei as dicas. Eu sempre tento mudar meus cuidados largando a fonte de calor, mas é muito complicado. E sempre lavo na água gelada pra poder massagear o couro cabeludo
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Very interesting post :) Thank you for sharing!

    ResponderExcluir
  26. Gostei das dicas Ana! Eu, que não ligo para secar o cabelo, acabo usando o secador BEM mais durante o inverno ~ porque detesto ficar passando frio com o cabelo molhado. Gostei da sugestão de aplicar um finalizador e prender o cabelo em um coque no topo por 20 minutos, vou tentar. :)

    ResponderExcluir
  27. Olá.
    Amei essas dicas a mais complicada é lavar o cabelo com água temperatura ambiente eu só consigo lavar com água bem quentinha mesmo sabendo que acaba ressecando as madeixas.
    Beijos.



    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Awesome ❤️
    Your creativity is inspiring !
    Nice article, thanks for sharing this!

    ResponderExcluir
  29. estos trucos siempre vienen bien

    ResponderExcluir
  30. otimas dicas! Gostei do post!! beijos!

    ResponderExcluir
  31. Anônimo29.9.22

    Amei as dicas e no inverno preciso hidratar bem os fios pq não consigo não tomar banho com a água fervendo.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
  32. Amei as dicas!
    Mas confesso que faço muita coisa errada. kkkk
    Uma delas é molhar o cabelo na água quente, sair com ele molhado e molhar ele todo o dia.
    Vou tentar tirar esses hábitos ruins.
    Beijos.

    Diário da Lady

    ResponderExcluir