post destaque,

Mitos e verdades sobre o Coronavírus em cães e gatos

sábado, abril 04, 2020 Ana Carolina Domingues 19 Comentários

Entenda se o coronavírus em cães e gatos também é uma possibilidade, e saiba os cuidados básicos para se ter com os pets


Hoje, o coronavírus – mais precisamente o Covid-19 – é uma realidade no Brasil e no mundo. A cada dia fica maior o número de pessoas infectadas pelo vírus, fato que vem afligindo a todos.

Mas a preocupação não está acontecendo apenas em relação à contaminação e transmissão da doença em humanos. Também tem se debatido sobre a possibilidade de o vírus afetar aos animais de estimação.

Diante desse cenário, existe a chance do coronavírus em cães e gatos? Se sim, será que os pets podem transmitir a doença?

Por causa dessas e de outras dúvidas sobre coronavírus, elaboramos um conteúdo especial, focado no assunto. 

Como dito anteriormente, muito tem sido discutido a respeito da contaminação e transmissão do coronavírus em animais de estimação. 

Entretanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há evidência de que os animais domésticos, como cães e gatos, tenham sido infectados e que, consequentemente, possam transmitir o Covid-19 para os humanos.

Por si só, essa informação já traz um grande alívio para os tutores ao redor de todo o mundo.

Além disso, alguns estudos estão sendo realizados para entender como o organismo de diferentes animais pode reagir ao coronavírus. Inclusive, a própria OMS está monitorando essas pesquisas.

Contudo, é importante esclarecer o caso recente envolvendo um cachorro em Hong Kong, que precisou ser colocado em quarentena por ter apresentado resultado positivo para o coronavírus. 

Por que será que isso aconteceu? Há uma explicação!

O que foi informado pelas autoridades no assunto é que não há provas de que o animalzinho esteja, de fato, infectado pela doença. 

É provável que o material encontrado na saliva do pet seja resultado de seu contato próximo com a dona (que estava contaminada pelo coronavírus), e não uma infecção completa, com replicação e transmissão do vírus.

E sabemos que o Covid-19 é transmitido por meio de gotículas de saliva, tosse, espirro, secreção nasal e afins.

Além disso, é válido informar que o animal de Hong Kong apresentou um resultado positivo, porém, fraco para o teste de Covd-19. Isto é, foi um caso isolado. 

Na verdade, os animais podem ser contaminados por outro subtipo de coronavírus (que não é o Covid-19), e a transmissão para humanos ou quaisquer outras espécies desse tipo de coronavírus dos bichos é bem incomum. Explicaremos melhor sobre isso mais adiante.

Assim, um grande alarde foi feito na população mundial por conta de informações erradas. Isso tudo só mostra o quanto é preciso ter responsabilidade sobre as informações e se evitar ao máximo a repasse de notícias falsas, afirma a Dra. Livia Romeiro, veterinária do Vet Quality Centro Veterinário 24h.

Coronavírus canino: existe essa doença?

A resposta é sim. Cães e gatos sofrem de coronavírus, mas é muito importante ressaltar que não é o mesmo vírus associado à pandemia em que estamos vivendo atualmente. 

Esse tipo de coronavírus em cães e gatos não têm o costume de gerar problemas respiratórios como o Covid-19, por exemplo.

Assim, os coronavírus pertencem à família Coronaviridae. Ou seja, o alfa e o beta coronavírus geralmente infectam mamíferos, enquanto o gama e o delta coronavírus normalmente afetam pássaros e peixes. 

Nos cães, um dos sintomas desse coronavírus pode gerar diarreia leve. Já o coronavírus felino, pode causar peritonite infecciosa felina (PIF), são ambos alfa-coronavírus. 

Dessa forma, é necessário reforçar: o coronavírus dos cães não é o mesmo do Covid-19.

Mas, independentemente disso tudo, é sempre importante ter cuidados com a saúde e bem-estar dos animais de estimação. 

No caso do Covid-19, existem alguns cuidados específicos. Veja só a seguir.

Cuidados com os pets em meio ao Covid-19

Como dito anteriormente, os cuidados com os pets são sempre importantes. Dar as vacinas obrigatórias, cuidar da alimentação, praticar exercícios e outros fatores, contribuem para uma boa imunidade e saúde no geral. E em meio ao Covid-19, é preciso ficar ainda mais atento. 

De acordo com o Centro de Controle de Prevenção de Doenças (CDC), é indicado que se restrinja o contato com os animais enquanto o tutor está doente. 

Apesar de não haver, até o momento, relatos de cães, gatos e outros bichos, doentes por causa da doença, recomenda-se que pessoas afetadas pelo vírus limitem o contato com seus pets por ora.

E os tutores precisam também tomar cuidados básicos de higiene ao manusear os seus pets. E quais seriam essas precauções? Veja abaixo:

Lavar as mãos antes e depois de tocar nos cães e gatos, seus alimentos ou suas fezes e urina;
Evitar beijar, lamber ou compartilhar alimentos com os pets;
Na hora dos passeios, evitar lugares aglomerados, como parques e outros lugares com muitas pessoas. 
Se possível, é válido pedir para outra pessoa cuidar do pet enquanto o tutor está infectado pelo Covid-19. 

Logo, precisa dar remédios para o cachorro ou limpar seus ouvidos, por exemplo? Veja se alguém pode te auxiliar nessas e em outras tarefas!

O principal a ser compreendido neste ponto é que o contato limitado entre tutores e pets é indicado para se evitar a transmissão do vírus entre os humanos.

Portanto, muito tem sido falado sobre coronavírus em cães e gatos. E, em casos de pandemia, é preciso que todos tenham responsabilidade ao repassarem notícias.

Antes de tudo, o ideal é que haja uma pesquisa prévia por informações seguras. Isso ajudará a não pôr em risco o bem-estar dos humanos e dos animais de forma desnecessária. 

Assim, ter ciência de como o vírus é transmitido é primordial para ajudar no combate à abundância de informações equivocadas em meio à epidemia do Covid-19.

Leia também

19 comentários:

  1. Bem próximo de quando o corona vírus virou uma pandemia e entramos em quarentena, eu tava super gripada, trabalho num lugar frequentado por gente que tem grana, fiquei com medo de estar doente e passar pros meus gatos e a minha filha, nem tocava neles, só quando fiquei boa da gripe e vi que era realmente só gripe que fui me tranquilizar kakakaka bem informativo o post, no momento em que estamos, informação nunca é demais!

    talodemaca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana
    Achei seu post bem esclarecedor. Dona de uma gatinha e três cachorros preciso cuidar bem deles.
    Beijos
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. super interessante esse post pra quem está passando por esse período com pets

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Bem esclarecedor o post. Espero que mais pessoas se informem ao invés de quererem abandonar seus pets por conta disso.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. Que post excelente. Tira muitas dúvidas!
    Beijoos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  6. Ainda há muito o que se pesquisar e descobrir sobre este vírus, e a questão dos animais é um campo de pesquisa agregado que temos que ficar alertas também
    Beijos!

    https://www.rapeizedinamica.biz For digital entertainment and goood reading

    ResponderExcluir
  7. Very importent informations especially for animals owners :)

    ResponderExcluir
  8. Thanks for sharing! very interesting post
    i find it very helpful!
    keep safe :)

    My blog - Lalabetterdayz

    ResponderExcluir
  9. Não tenho pets, mas vou compartilhar esse post nas redes sociais, vai ser útil.
    Feliz Páscoa!
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  10. Espero que essa pandemia passe logo. Tenho gatinhos, gostei muito do post.
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Super informativo e interessante esse post..
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui.

    Beijos 😘.

    Meu Blog: 5 Melhores Dicas de Unhas

    ResponderExcluir
  13. Post mais que necessário nesta época, para as pessoas não abandonarem seus animais

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  14. Hello, I loved this post, I have been most interesting. I love dogs
    I loved your post, I did not know your blog, do you want us to follow each other? you tell me Cheers

    ResponderExcluir
  15. Valu mesmo, eu tenho um doguinho e estava com algumas dúvidas.

    Beijo, Bru.
    maniadebruna.com.br

    ResponderExcluir
  16. Estava cheia de dúvidas com relação a isso e realmente foi um ótimo post!
    Beijos!
    Lob Blog - Nos Siga

    ResponderExcluir