release de imprensa

A importância da aromaterapia na busca pela saúde e bem-estar

terça-feira, agosto 13, 2019 Ana Carolina Domingues 22 Comentários

Cientista aromatólogo detalha os efeitos da relação emocional e imunológica e como os óleos essenciais são fundamentais para atingir o equilíbrio


Para se conquistar uma vida saudável é preciso adotar práticas essenciais, como uma boa alimentação e atividades físicas, a fim de garantir o equilíbrio e o bem-estar do organismo. Além disso, é preciso ficar atento ao estado emocional, que pode sofrer um desequilíbrio e afetar o sistema imunológico contribuindo para o desenvolvimento de doenças. Enquanto os sentimentos positivos podem proteger o corpo, os negativos podem acelerar o aparecimento de males relacionados à saúde e ao bem-estar.

A ligação emocional e imunológica pode desencadear o surgimento de diversas condições, como por exemplo, o estresse e a ansiedade, e identificar o fator inicial é essencial para restabelecer o estado de saudabilidade. “Essa associação pode acometer qualquer indivíduo, e quanto mais precoce for a identificação, mas rápido será o tratamento e o melhora do equilíbrio emocional e imunológico. Estudos científicos que apontam a importância desse equilíbrio e os meios que podem contribuir para alcançá-lo. O uso de óleos essenciais se destaca nesse processo, pois podem tratar, de forma natural, os sintomas e restabelecer a saúde e o bem-estar”, explica Fábián László, cientista aromatólogo e CEO do Grupo Laszlo.

Todo esse conceito está relacionado a aromaterapia, que permite o uso de óleos essenciais com o objetivo de melhorar o aspecto psicológico e o bem-estar das pessoas. “Por serem extraídos de plantas, os óleos essenciais possuem elementos poderosos, que potencializam e garantem a eficácia em diversas condições. Como exemplo, posso citar o óleo de lavanda que possui propriedades similares aos medicamentos usados no combate a ansiedade. Já o de camomila romana é anti-inflamatório, sedativo e favorece o sono reduzindo a insônia e agindo como tranquilizante. E o óleo de ylang ylang é antidepressivo e reduz o estresse corporal e a pressão sanguínea”, revela Fábián.

Alguns óleos essenciais tornam-se soluções contra problemas de saúde e emocionais. No caso do alecrim, estimula a circulação melhorando a drenagem linfática, o crescimento capilar e contribui para o aumento da concentração e a atenção, facilitando o aprendizado e o estudo, ideal para ser usado por estudantes. Já o óleo de gengibre é rico em propriedades analgésicas e antiinflamatórias e pode ser usado no tratamento de reumatismo, artrite e nervo ciático, além de combater a indisposição, fadiga e o desânimo. E o óleo à base de canela ou bergamota são ótimos aliados no combate ao vírus da gripe e podem ser usados em bebês e crianças.

Ainda segundo Fábián, o produto deve ser consumido sempre sob orientação profissional. Na hora de adquirir os óleos é fundamental observar a diferença entre o óleo essencial e o comum, já que o óleo essencial é extraído puro de plantas aromáticas por meio da destilação.

Reconhecido no setor científico ligado a aromaterapia, Fábián László é um dos convidados a participar da 3ª edição do Simpósio Internacional de Aromaterapia e Bem-Estar, que será realizado entre os dias 16 e 18 de agosto, em São Paulo. Na ocasião, Fábián ministrará uma palestra sobre “Aromapsiconeuroimunologia”. “É um tema diferenciado e com uma proposta interessante, pois, a aromapsiconeuroimunologia aborda a relação entre o estado emocional e aparecimento de doenças ligadas ao sistema imunológico. Por isso vamos refletir e debater como os óleos essenciais podem promover o equilíbrio entre esses dois sistemas”, conclui László.

A agenda do evento incluirá também palestrantes brasileiros atuantes no cenário da aromaterapia além de mesas redondas com debates relevantes sobre abordagens e utilização de óleos essenciais no Brasil. O III Simpósio Internacional de Aromaterapia e Bem-Estar será realizado no auditório do Centro Universitário Belas Artes (Unidade 3 – R. José Antônio Coelho, 879 – Vila Mariana, São Paulo – SP).


Sobre a Laszlo: A Laszlo é uma empresa brasileira de aromaterapia que possui o maior acervo de óleos essenciais da América Latina e o maior número de óleos essenciais da flora brasileira, totalizando mais de 300 tipos diferentes, 100% puros e certificados pelo Instituto de Pesquisa da UFMG. Sua missão consiste em disseminar, conscientizar e educar o tema no mundo ao desenvolver um trabalho circundante na área científica, baseado nos preceitos da aromatologia, com a publicação de livros e artigos pela Editora Laszlo, e realização de cursos e congressos pelo Instituto Laszlo. A empresa também é detentora da marca Therra Alimentos, com produtos voltados para uso na gastronomia.
O fundador da empresa, Fábián László, é um renomado cientista aromatólogo, professor e um apaixonado pelas plantas, que o motivou a ser, desde a infância, um grande pesquisador na área. É fundador do Instituto IBRA (Instituto Brasileiro de Aromatologia) e organizador do Congresso Internacional de Aromatologia, que acontece a cada dois anos na capital mineira.
Informações à mídia: Viver Comunicação.


Gostou?  Veja também...

Me acompanhe:
@aninhacarolina no Instagram!
Sereiando no Facebook!
 

Leia também

22 comentários:

  1. Amei seu artigo, estou acompanhando seu blog há alguns dias e posso dizer é estou adorando. Sempre tem conteúdo de qualidade com bastante dicas e informações interessantes!

    Parabéns!

    Meu Blog: Cap Legal

    ResponderExcluir
  2. Apesar de só ouvir coisas positivas, a verdade é que nunca experimentei!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse post, as vezes uso lavanda para dormir e me acalmar

    Beijos
    https://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana.
    Puxa, não sabia dessa utilidade dos aromas.
    Eu sou apaixonado por perfumes, cheiros, e sei que eles nos fazem bem,
    mas não tanto...
    Muito legal saber disso.
    Bela postagem.
    Abraços.
    Diego || Visite Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  5. Caracas Ana, amei esse post, não sabia nenhum pouco sobre essa importancia na nossa vida!
    Amei saber um pouco mais!
    beijois
    Taty
    https://www.tatycampos.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que postagem mais linda! Amei o tanto de informações importantes e bem apuradas. Não sabia de diversos detalhes, mas sempre estive apaixonada por aromaterapia e foi maravilhoso descobrir mais!

    semquases.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei saber dos benefícios, depois do seu post, vou começar a aderir a essa aromaterapia, ainda mais no meu quarto para deixar tudo tranquilo.
    Beijos.
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  8. I really like aromatherapy oils. Scent of it relax me. Thank you for this informative article.

    New Post - http://www.exclusivebeautydiary.com/2019/08/ysl-black-opium-intense-night-edition_14.html

    ResponderExcluir
  9. Amei seu post, sempre tive curiosidade para me aprofundar no assunto!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Que post incrível, eu ainda não conhecia a importância da aromaterapia e achei um máximo!

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
  11. Super legal saber mais sobre aromaterapia. Estou agora nessa vibe mais natural e estou aprendendo aos poucos sobre o poder dos óleos essenciais. E como um vidrinho tão pequeno por trazer tantos benefícios, né?
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  12. assisto alguns youtubers que mostram compras de aromas e mostram em uso em casa! parece ser bem interessante esse conceito! vou pesquisar mais! <3

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post, não sabia muito sobre aromaterapia. Adoro usar óleos para crescimento do cabelo e cuidar da pele. Vou pesquisar mais sobre isso :)
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  14. Today, aromatherapy is becoming popular for providing the same benefits in our culture, with one of the most common uses being for relaxation and stress relief.

    Leland West Insurance

    ResponderExcluir
  15. Aromatherapy has transformed itself from being a traditional practice to a booming industry. It is popular in almost every continent and many people are aware of its nature and application.
    Child Actor LA

    ResponderExcluir
  16. Gostei de ler o seu post. Obrigada pela partilha. Beijinho e boa semana.

    ResponderExcluir
  17. Gostei de ler o seu post. Obrigada pela partilha. Beijinho e boa semana.

    ResponderExcluir
  18. Great one
    My Instagram: https://www.instagram.com/zorica_miteva/
    My Blog: https://theonethattravels.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  19. good product! i want to try!
    luxhairshop homecoming Hairstyle
    Love your blog, thank you for sharing.
    (づ ̄3 ̄)づ╭❤~

    ResponderExcluir
  20. Acho aromaterapia interessante, mas nunca me interessei muito pelo tema. Bem legal seu post, bem explicado.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir