release de imprensa,

Cresce foco da indústria na produção de cosméticos seguros

quarta-feira, maio 15, 2019 Ana Carolina Domingues 28 Comentários

Consumidor está mais atento ao que consome. Dra. Maria Inês Harris, do Instituto Harris, elenca medidas para escolher itens de marcas que apostam no conceito de "beleza limpa" e prezam pela excelência


Produtos cosméticos com ingredientes tóxicos infelizmente ainda circulam no mercado brasileiro, colocando em risco a saúde dos consumidores. Potencialmente perigosos, existem componentes que têm chances consideráveis de desencadear desde reações alérgicas até outros problemas graves no longo prazo. Diante da probabilidade de toxicidade dos cosméticos, a garantia de segurança nas formulações ganha, a cada dia, maior importância para o consumidor, e já é uma realidade para as indústrias que se preocupam com o bem-estar das pessoas.

"O consumidor está mais informado, cuidadoso consigo e com o meio-ambiente. As indústrias de referência investem cada dia mais no desenvolvimento e produção de cosméticos seguros e bem formulados", explica a Química Ph.D. Dra. Maria Inês Harris, Diretora Executiva do Instituto Harris, exclusivamente voltado à avaliação de segurança dos ingredientes e produtos cosméticos.

Segundo a especialista, a primeira medida para o usuário se certificar sobre o controle de qualidade dos componentes de um produto é ler seu rótulo. É importante salientar que a pesquisa sobre os componentes dos cosméticos deve ser realizada de forma imparcial e cética, já que há muitas informações não validadas publicadas na internet. Quem quiser conferir a segurança dos ingredientes e formulações cosméticas pode baixar o app Cosmetopeia, do Instituto Harris, disponível para Android e, futuramente, para iOS www.harris.com.br/cosmetopeia.

"Não é preciso ser expert em cosmetologia para pesquisar sobre a toxicidade dos ingredientes, no entanto, é necessário ter atenção com conteúdos disseminados de forma distorcida na web. É recomendável acessar as informações sobre a marca, os cuidados e o comprometimento que ela tem com saúde, sustentabilidade e meio ambiente", aconselha a especialista.

A quantidade ou concentração dos ingredientes na formulação faz diferença na hora de definir se um cosmético é seguro. Isso porque as dosagens de componentes e cálculos para formulação das substâncias são determinantes para que uma composição seja, ou não, tóxica. Componentes geralmente conhecidos como "não tóxicos" e comuns podem causar danos, se utilizados em doses inadequadas, bem como alguns considerados nocivos, em dosagem segura, podem causar nenhuma toxicidade.

Vale investir em marcas conceituadas, que buscam os ingredientes e certificações de qualidade e segurança para seus produtos. "Existem produtos que estão à venda por valores muito baixos, que apresentam componentes tóxicos, impuros e de baixo custo. Isso ocorre porque a tecnologia utilizada para desenvolver cosméticos com ingredientes limpos e formulações de excelência pode ser complexa e mais onerosa do que os recursos empregados para criar produtos potencialmente tóxicos", justifica a Dra. Harris.

Sobre a Dra. Maria Inês Harris – Diretora Executiva do Instituto Harris, a Dra. Maria Inês Harris é Química, com Ph.D. em Química (UNICAMP) e Pós-Doutorado em Toxicologia Celular e Molecular de Radicais Livres (UNICAMP) e em Lesões de Ácidos Nucleicos (CNRS, França) e é certificada no curso "Avaliação da Segurança dos Cosméticos na UE" (Universidade de Bruxelas, Bélgica). Atuou como gerente técnica de Pesquisa Clínica na Allergisa Pesquisa Dermatocosmética, gerente de segurança de produtos da Natura e especialista em métodos HPLC (High Performance Liquid Chromatography) na Alcon Laboratórios. Também foi professora do Curso de Especialização em Cosmetologia das Faculdades Oswaldo Cruz (São Paulo) por 19 anos e coordenadora de Pesquisa Institucional da Universidade Bandeirantes (atual Anhanguera) no Brasil. É autora dos livros "Pele - Estrutura, Propriedades e Envelhecimento" e "Pele – do Nascimento à Maturidade".
Sobre o Instituto Harris – Exclusivamente voltado à avaliação de segurança dos ingredientes e produtos cosméticos – desde seu desenvolvimento até a produção –, assim como à consultoria científica e aos programas de treinamento e capacitação profissional relacionados às Boas Práticas da Fabricação (BPF), o Instituto Harris é referência em serviços de avaliação de riscos. Sua equipe experiente oferece suporte às atividades de criação de ativos e de produtos cosméticos desenvolvidos sob os mais altos critérios de segurança, sem o uso de testes em animais, para empresas nacionais e internacionais. Para mais informações, acesse o site, FB, Instagram e Youtube, ou entre em contato pelo tel. (11) 3129-5398 ou e-mail contato@harris.com.br.
Informações à mídia: Agência Comunicado.

Gostou?  Veja também...

- Por que evitar cosméticos com ingredientes de origem animal ou que são testados em animais?
- Como usar Babosa no Cabelo: receitas de Óleo, Esfoliante Capilar, Tônico, Leave-in
- Curso Grátis de Cosméticos Naturais

Me acompanhe:
@aninhacarolina no Instagram!
Sereiando no Facebook!

Leia também

28 comentários:

  1. Amei seu post, tenho usado cada vez mais marcas naturais, além dos produtos serem incrivelmente melhores, eles ainda não são tóxicos, nem para nós, nem para o mundo!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Thank you for sharing this post with us! I loved it :)

    Shoot for the stars | ☆ ☆ ☆ | Facebook page | ☆ ☆ ☆ | Instagram

    ResponderExcluir
  3. É tão bom ver que além das marcas estarem se preocupando mais os consumidores estão procurando mais vezes por produtos assim.
    Beijos
    https://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  4. Que post super informativo, adorei.
    Beijinhos

    www.byglamour.com

    ResponderExcluir
  5. É muito bom ver que as marcas estão sem preocupando mais com a produção de cosméticos seguros.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, tudo bem?
    Gostei da dica. Acho que a conscientização pra produtos mais naturais está crescendo!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante isso. A demanda por produtos e cosméticos naturais cresce a cada dia, as pessoas estão procuradas formas mais saudáveis.

    O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
  8. Esta é uma preocupação que já devia existir há muito. Ainda bem que, cada vez mais, estamos a ensinar as grandes empresas a ajudar o meio ambiente!

    ResponderExcluir
  9. eu sou bem desconfiada com essas notas. o mesmo com orgânico. sim, há muito orgânico verdadeiro no mercado, mas tem muito orgânico de produção que não utiliza práticas orgânicas. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  10. Que post interessante! Gostei muito. Sempre devemos ficar atentos.

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    ResponderExcluir
  11. Que bom que o pessoal está se conscientizando!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  12. MUITO bacana esse post, já ta mais do que na hr dessa conscientização e de cosmeticos mais seguros

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post. Eu fico muito feliz que as pessoas estão se ligando mais na hora de consumir.
    Atualmente só estou comprando produtos da Natura, que é uma marca cruetly-free e tem até uma linha vegana.

    Abraço e ótima semana
    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Tenho estado muito atenta a marcas assim :)
    beijinho
    https://dreamsprincess20160.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Bom post! É bom saber sempre um pouco mais em relação a essas marcas!

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. OMG, so cute!! Have a nice friday doll!!

    ❤ Mary María Style ❤

    ResponderExcluir
  17. Thanks for the review!
    Thank you for your kind comment on my blog. Do you want to follow each other?
    xx from Bavaria/Germany, Rena
    www.dressedwithsoul.com

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho acompanhado um pouco isso e acho super legal. Um momento importante para se pensar nisso. Já pensou se eles usam todo aquele plastico e reciclam para as embalagens, por exemplo? Perfeito!

    Bjukas!
    Unhas&Tudo ♥

    ResponderExcluir
  19. Hoje em dia com o tanto de informação que temos sobre tudo, cosméticos e produtos no geral. Temos mesmo que ser seletivos na hora de escolher o que usar!

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
  20. a gente consome tanto, e muitas vezes sem pensar né?
    que bom que estão investindo mais nisso

    beijo
    Adoletas

    ResponderExcluir
  21. Anônimo18.5.19

    Adorei seu post.
    Hiper Cap Abc

    ResponderExcluir
  22. Muito bom esse seu post, eu confesso que ando preferindo cosméticos naturais e de produção local, por mais que eu tenha que investir um valor a mais, os resultados a longo prazo são mais positivos

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. É preciso tomar cuidado com tudo, não somente com os cosméticos, né?

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    ResponderExcluir
  24. Gostei da postagem, bom saber que as empresas estão se preocupando com nossa segurança e também pensando na sustentabilidade.
    Beijos.
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  25. Oi, Ana!

    Realmente tenho notado isso... O consumidor mais atento e mais informado... Ainda bem!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  26. Que poste maravilhoso.
    Bem explicado, ótimas informações.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir